sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016

Em primeiro lugar, não torço pela realização das Olimpíadas de 2016 no Rio!
São três, as minhas razões (nessa ordem):
1) Acho que é necessário o emprego de MUITO  dinheiro público! E o Brasil tem outras demandas que me parecem prioritárias para a aplicação desse dinheiro! É por essa razão, também, que sou contra dinheiro público para a Copa de 2014 - principalmente, construção e reforma de estádios (claro que não tenho nada a ver com isso, mas se tivessem me perguntado, seria contra a Copa da África também). Espero que as duas próximas Copas queimem a minha língua e que - ao menos, o dinheiro empregado reverta, de alguma forma, aos cidadão, do Brasil e da África do Sul.
2) Não confio nas pessoas que conduzem esses projetos! O exemplo do Pan (do Rio) denota o tamanho do ralo de dinheiro público que se pode criar. Além de que ficou muito pouco como legado para a cidade e seus habitantes - e, como as instalações não atendem aos "padrões olímpicos" vai ter que ser construído tudo de novo!
3) Acho meio irracional promover uma olimpíada sem ter uma política para o esporte. Refiro-me a uma política de esporte de base, não de esporte de elite (que também não temos). Resultados no esporte de elite seriam uma consequência natural de uma política de esporte (de base), como meio para assegurar aos cidadãos educação, saúde e lazer. Alguns dizem que a Olimpíada poderia ser o impulso para se criar uma política esportiva. Pode ser! Não acredito nisso porque não confio nas pessoas que conduzem esses projetos.
Bom! Logo vamos saber! Acho que Madrid e Chicago tem tanta chance quanto o Rio, mas com o Lula (the most popular politician on Earth) por lá, tudo é possível!
Opiniões mais abalizadas podem ser encontradas no Blog do Juca e no Blog do Mauro.
Faço minhas as palavras do Juca: não fico feliz se a Olimpíada não for aqui e não fico triste se for, mas, nesse caso, sugiro que todos acompanhemos de perto.
Concordo com meu amigo CV, o que não dá é ficar, todo ano, torcendo por Oscar e Olimpíada. Se escolherem outra cidade, ano que vem começa Rio 2020, e lá se vão mais alguns milhões em campanha!
Último comentário: sabiam que uma das exigências da FIFA para a Copa de 2014 (e que depende de lei e tem criado discussões internas no governo) é a isenção tributária total para ela (FIFA) e para todas as empresas (seus "fornecedores") que ela indicar, que tenham sede no exterior?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre